©Espólio A. A. Costa
Elas Também Estiveram Lá
quotidianos de resistência e de revolução de mulheres
13, 17, 18, 19 e 20 de abril, às 21h | 14, 15 e 21 de abril, às 19h
Cinema São Jorge
Um percurso que começa na Avenida da Liberdade, entra por uma porta, sobe um lance de escadas, e desemboca numa antiga sala de visionamento da censura, percorrido por testemunhos de mulheres acerca da sua vivência durante a ditadura do Estado Novo, o dia 25 de Abril de 1974, e o processo revolucionário que se lhe seguiu.
Arredadas da história, pelo menos das narrativas históricas dominantes, as mulheres portuguesas têm contudo muito a dizer sobre a repressão, a censura, o machismo e o sexismo ao longo do século XX, nomeadamente durante a ditadura portuguesa, onde o mote de ‘a cada um o seu lugar’ as relegava para lugares afastados da esfera pública, e sujeitas ao domínio dos maridos, numa sociedade profundamente conservadora e patriarcal. Dos relatos do dia 25 de Abril, as mulheres também não constam, dominados que são por narrativas masculinas heróicas militares e políticas. No processo revolucionário que ensaiou novas formas de organização e acção política, não sabemos onde estavam, ou em que livros de história se fixaram, mas vêmo-las nas fotografias de manifestações, nos filmes e documentários da época. Quisemos ir resgatar essas vozes perdidas, anónimas, mas participantes, não obstante, em tudo isso, e assim dar conta de uma multiplicidade de retratos da mulher portuguesa, que são também um espelho do presente, ou de como chegámos até aqui.
Construído para um emblemático espaço, e para a zona exterior circundante, esta é mais uma criação do Teatro do Vestido profundamente ancorada nas memórias da própria cidade, resgatando a pequena história que nos constitui a todos e a todas.
Texto, direcção e interpretação: Joana Craveiro
Interpretação: Ainhoa Vidal, Inês Rosado, Joana Craveiro, Joana Margarida Lis, Tânia Guerreiro, Vera Bibi
Participação especial: uma mulher com uma história singular
Figurinos: Ainhoa Vidal
Desenho de luz: João Cachulo
Produção: Cláudia Teixeira
Estagiária de produção: Mafalda Rôla
Estagiários ESAD: Joana Margarida Lis, João Diogo Ferreira, Vera Bibi
Assistência: Carolina Cardoso Faias
Duração: 2h (aprox.)
M/12
Recomendamos o uso de roupa e calçado confortáveis
Entrada livre, mediante lotação limitada do espaço. Levantamento de ingresso no próprio dia do espectáculo na bilheteira do Cinema São Jorge (a partir das 13h). Cada espectador pode levantar até um máximo de dois bilhetes.
O Teatro do Vestido é uma estrutura financiada pela República Portuguesa / Ministério da Cultura/ Direcção-Geral das Artes