2022_10_19-21_Naquele dia_FB (1)Naquele dia, não passou na televisão

Este espectáculo evoca a memória e a história do estudante António José Ribeiro Santos, assassinado por um agente infiltrado da polícia política portuguesa (PIDE), numa reunião no ISCEF (Instituto de Ciências Económicas e Financeiras, hoje ISEG), em Lisboa.

O assassinato não passou na televisão, e o regime chamar-lhe-ia um acidente.

O que temos hoje, para além dos testemunhos dos que estiveram junto a Ribeiro Santos naquele momento, e os que participaram no seu funeral, é um conjunto de panfletos a apelar à luta conjunta dos estudantes e associações. “Abaixo o Terror Fascista”, lia-se num desses panfletos, que descobrimos numa caixa cheia de memórias, em 2011.

Este espectáculo é sobre isso e, mais, é sobre como os estudantes estavam a unir-se naquela fase final do regime de Marcello Caetano, para o detonar por dentro e contra uma guerra na qual não queriam lutar. Porque não era a guerra deles.

Em torno da morte de Ribeiro Santos, a resistência estudantil cerrou fileiras, e este jovem de 26 anos tornou-se num símbolo da luta contra o aspecto mais repressivo de um regime que durava há demasiado tempo.

Escrevia Ribeiro Santos numa carta a um amigo, em Julho de 1972, “Porém, todas as notícias que eu gostaria de te fornecer condensam-se numa só, que se pode sintetizar em poucas palavras: cresce rapidamente o descontentamento popular, e, com ele, a repressão”.

Alguém sublinhou a parte: “cresce rapidamente o descontentamento popular.”

*

Naquele dia, não passou na televisão, uma co-produção com o Museu do Aljube Resistência e liberdade e com o Teatro das Figuras, inscreve-se nas iniciativas que assinalam os 50 anos da morte de Ribeiro Santos. No ano em que se iniciam as comemorações do 50º aniversário do 25 de Abril, esta é a evocação de um dos acontecimentos mais marcantes na história da resistência e luta contra o sistema repressivo mantido pelo regime português que, na sua fase final, como nas anteriores, teve pouco de Primavera.

Naquele dia, não passou na televisãoestreia no Museu do Aljube, com apresentações nos dias 19, 20 e 21 de Outubro às 19h00 (+ info: inscricoes@museudoaljube.pt) e entre 26 e 29 de Outubro, estará em cena no Palácio da Quinta Alegre, na freguesia de Santa Clara, com sessões para escolas às 15h e às 19h para público geral.

NAquele dia_ficha final

This entry was posted in TdV. Bookmark the permalink.