Em greve!

Em greve em greve em greve em greve

Com as companheiras do mundo!

Dia 8 de Março de 2019, o Teatro do Vestido, com a cumplicidade dos companheiros das Comédias do Minho, associa-se à Greve Feminista Internacional. Neste dia 8 de Março, em Castanheira, município de Paredes de Coura, convidamos todas e todos que se queiram juntar a nós às 21h30.

NÃO faremos a apresentação de Pontos na Paisagem, mas receber-vos-emos; temos cadeiras de sobra, uma bebida quente, e vontade de conversar sobre tudo isto, sobre como está o mundo e como o queremos, sobre as mulheres no mundo, a violência sobre elas, a desigualdade, os absurdos acórdãos que desresponsabilizam os culpados pela violência sobre elas, e todas as formas mais ou menos disfarçadas como se organiza uma sociedade patriarcal onde as mulheres partem em desvantagem desde logo, desde o princípio. Acreditamos que as formas solidárias que advêm do diálogo e da partilha são um dos caminhos para construir redes e pontes que são em si instrumentos de resistência, e de esperança.

Sendo este o nosso local de trabalho, é mesmo aqui que, para nós, esta greve tem lugar.
É nosso desejo que o nosso encontro com o público que venha até nós neste dia se transforme num diálogo com raízes no passado e no presente, e sementes para um futuro vibrante
de utopias,
de esperanças.

A meu ver, feminista é o homem ou a mulher que diz:  «Sim, existe um problema de género ainda hoje e temos de o resolver, temos de melhorar» Todos nós, mulheres e homens, temos de melhorar.
Chimamanda Ngozi Adichie

Sobre esta greve, consultar:

 https://rede8marco.wordpress.com/2019/01/18/a-caminho-da-greve-feminista-internacional-•-8-de-marco-2019-•/

A CAMINHO DA GREVE FEMINISTA INTERNACIONAL • 8 DE MARÇO 2019 •

O QUE É?

A Greve Feminista é uma proposta feita pelo movimento feminista internacional, que convoca uma greve de mulheres como forma de protesto e revolta face às situações de precariedade e violência que invadem as nossas vidas. É o maior movimento mundial de mulheres de paralisação social das últimas décadas, acontece no dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher.

Convoca-se uma greve que transcende o sentido tradicional – a greve laboral -, para estendê-la ao âmbito da reprodução social, a esfera dos cuidados domésticos e familiares, assim como à vida estudantil e à sociedade de consumo. A Greve Feminista Internacional pretende unir as mulheres de todas as partes do mundo construindo redes de solidariedade, de apoio e de aprendizagem transnacionais.

 

 

Apoio: República Portuguesa – Cultura / Direcção-Geral das Artes

Digital_PT_4C_V_FC_Cultura

This entry was posted in TdV. Bookmark the permalink.