Porque na Noite Terrena Sou Mais Fiel Que Um Cão
Teatro Chão de Oliva – Rua Veiga da Cunha 20, Sintra
10 Julho 2010 (sábado), 21h30
A partir do universo de Margaret Atwood, Elizabeth Bishop e Marina Tsvietaieva.
Neste projecto, cada actriz teve como proposta que a sua criação assentasse no universo de cada uma das autoras (por universo entenda-se uma perspectiva abrangente sobre a vida e a obra das mesmas). O resultado são três vozes que se cruzam na procura de uma humanidade comum, de uma resposta comum para uma mesma pergunta: afinal, para quê tudo isto, de estar agora, aqui, precisamente aqui, contigo?
Trabalhar o universo pungente de três autoras, desafiando a criação e a abordagem dramatúrgica das três actrizes da companhia.
Numa combinação de uma prosa autobiográfica, por vezes terna, por vezes dolorosa, Elizabeth Bishop e Marina Tsvietaieva parecem, não obstante, dois continentes apostados em não se tocarem. Margaret Atwood rasga as palavras como quem rasga a carne, a pele, e toca-nos com uma poesia que é como uma faca, que sangra, que esbraceja, que se consome e nos consome na dor que transmite, e na lucidez. Tudo nestas autoras é espantoso, é teatral, é dramatúrgico – cruzámos três universos poderosos e fizemo-los dialogar, ou não, para com isso falarmos de nós. E do estado das coisas fora de nós, claro.
Porque na Noite Terrena Sou Mais Fiel que um Cão é um projecto em que questionamos o que a expressão “a partir de” quer dizer, em que assumimos o ponto de partida – a obra de três poetisas – como isso mesmo: partida. E em que chegamos ao que chegamos com o esforço da construção paciente, desesperada por vezes, de materiais diversos, impressos em listas intermináveis e tentativas de organização. Espectáculo em que a fragmentação se assume como marca desta procura do “a partir de” e do nós com isso, colocamos em cena a fragilidade de três pessoas na sua confrontação umas com as outras, consigo próprias, e com as tais três poetisas que estão na génese de tudo, mas que não puderam, afinal, ficar. Tudo em nós é espanto e mais espanto, e aprendizagem de uma nova língua.
Direcção Joana Craveiro
Textos Joana Craveiro, Inês Rosado, Rosinda Costa, Tânia Guerreiro
Dramaturgia Teatro do Vestido
Co-criação/Interpretação Inês Rosado, Rosinda Costa, Tânia Guerreiro
Assistência de Direcção Gonçalo Alegria
Produção Sandra Carneiro
Co-Produção Câmara Municipal de Montemor-o-Novo/Oficinas do Convento
Apoios British Council Lisboa; Comuna, Teatro de Pesquisa; Fnac; Franco-Portugais, Lisboa; Istituto Italiano di Cultura di Lisbona; Junta de Freguesia de Santos-o-Velho, Lisboa; LP Publicidade; Rádio Europa; Relógio d’Agua Editores
Informações
+351 918 388 878
geral@teatrodovestido.org
Reservas
+351 21 923 37 19
+351 91 926 32 56
+351 91 380 64 24
chaodeoliva@gmail.com
Mais info
http://www.chaodeoliva.com