“Elas também estiveram lá”, nas Caldas da Rainha

12.12.2023 | 19h00

Igreja do Espírito Santo,

Caldas da Rainha

Entrada livre (sujeita à lotação da sala)


No âmbito da programação do  festival “Connect Fest”, organizado por alunos do curso de Som e Imagem da ESAD.CR, será exibido o filme Elas também estiveram lá deJoana Craveiro.

Estreado em Novembro de 2021, o filme foi galardoado com o Prémio Especial do Júri do Festival Olhares do Mediterrâneo “pela imensa criatividade, mistura de formatos, do teatro à reportagem, filme de arquivo e linha pedagógica e uma rara erudição de Cinema, a fazer evocar as Histoires du Cinéma de Godard, bem como a explícita citação de filmes portugueses. Mostra trabalho, ideias de cinema, inteligência e humor.”

Um documentário poético sobre a invisibilidade das mulheres em acontecimentos históricos, como a ditadura portuguesa de 1926-1974, ou o processo revolucionário de 1974-75. Combinando histórias de vida, fotografias e documentos originais, o filme reencena essas vidas invisíveis e culmina com uma cena filmada numa pequena sala de cinema, que se acredita ter sido usada pelos censores durante a ditadura portuguesa.



O TEATRO DO VESTIDO TEM O APOIO DE

This entry was posted in TdV. Bookmark the permalink.