“Elas também estiveram lá” distinguido com a Menção Especial do Júri em Festival de Cinema

 

Captura de ecrã 2021-11-18, às 12.06.50

 

O júri do festival Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film Festival, constituído pela cineasta portuguesa Margarida Gil, pelo director do Beitut International Women Film Festival Sam Lahoud e pela cineasta eslovena Sonja Prosenc, distinguiu o filme “Elas também estiveram lá” com Menção Especial do Júri, no passado domingo dia 14 de Novembro.

Pela imensa criatividade, mistura de formatos, do teatro à reportagem, filme de arquivo e linha pedagógica e uma rara erudição de Cinema, a fazer evocar as Histoires du Cinéma de Godard, bem como a explícita citação de filmes portugueses. Mostra trabalho, ideias de cinema, inteligência e humor.


O filme foi apresentado pela primeira vez em sala na 8ª edição do festival internacional dedicado à cinematografia feminina, no Cinema São Jorge, após ter estado disponível online em Abril de 2021 no âmbito da programação da EGEAC Abril em Lisboa.

Objecto artístico híbrido, seguindo a linguagem de uma historiografia e etnografia poéticas levadas a cabo pelo Teatro do Vestido, o filme retrata e conta a vida de diversas mulheres e o seu papel em momentos determinantes da história portuguesa recente, bem como efectuando uma cartografia afectiva de lugares e da sua relação com as mulheres que os percorreram. 


Elas também estiveram lá, originalmente um espectáculo de teatro estreado em 2018,  foi nomeado para melhor Texto Português Representado pela SPA, em 2019.

Trailer disponível aqui.

This entry was posted in TdV. Bookmark the permalink.

Comments are closed.