Foto: © João Coutinho | Comédias do Minho
Paisagem com pessoas
uma parte da Viagem a Portugal, do Teatro do Vestido
Estreia 15 Junho, Monção Cine-Teatro João Verde
Digressão Alto Minho até 13 Julho
Como parte do seu projecto mais amplo de reflexão sobre Portugal, que lhe ocupa grande parte de 2019, o TdV tem desenvolvido desde Janeiro deste ano uma colaboração com as Comédias do Minho, para a criação de Paisagem com Pessoas, primeira paragem do projecto Viagem a Portugal.
Anima-nos (ou não nos anima, mas inquieta-nos) a frase de Alexandre O’Neill, “Portugal, questão que tenho comigo mesmo…” Isso. E também nos serviu de inspiração, por exemplo, José Saramago, na obra de cujo título nos apropriámos, e que escreve, “Esta viagem vai no princípio, e sendo o viajante escrupuloso como é, aqui lhe morde o primeiro sobressalto. Afinal, que viajar é este?” (José Saramago, in Viagem a Portugal).
Em Setembro, a nossa Viagem a Portugal parará no Festival Materiais Diversos, em Alcanena; em Novembro em Loulé; e, por fim (mas será mesmo o fim), Viseu, em Dezembro. Mas será outra viagem, se nos entendem. Não será o mesmo elenco, não será o mesmo texto, não será o mesmo espectáculo – como poderia?
Por isso, por ora, Minho. Território amplo e cheio de contrastes, verde, pedra, água. Comédias do Minho, companhia que se funda e que habita o território. E nós aqui dados à costa como quem não sabe, como quem pergunta, como quem quer saber. Longe de casa, sim, à procura, à procura. Sobre este espectáculo que agora estreamos, escrevemos assim:
A isto, acrescentaríamos: um projecto que circula por territórios, que afirma, “Lá de cima, vê-se melhor”. Que, com este “lá de cima” está provavelmente a querer dizer: vê-se melhor a partir de dentro.


