O DIREITO A UMA CASA E O SORRISO NAS FOTOGRAFIAS

O direito a uma casa_TdV©TdV

 

O direito a uma casa e o sorriso nas fotografias

8 de Dezembro, às 21h | Casa da Cultura de Melgaço

Constata-se que em todas as fotografias, eles sorriam. Latas na mão, inventavam batuques nas manifestações pelo direito a uma casa e não a uma barraca, pelo direito ao lugar, e empunhavam orgulhosos cartazes que o afirmavam. A Câmara Municipal via-se transformada em espaço de reivindicação, as ruas eram deles, e os bairros camarários já não eram uma opção. Era Portugal, 1974-76, e isto devia ser tão importante, ou tão ameaçador, que um dos coordenadores da Operação SAAL/Norte é alvo de um atentado à bomba. A festa foi bonita mas durou pouco tempo, o tempo de fazer, por exemplo, 16 casas em vez das 200 necessárias. Mas, ainda assim, quando falam nisso, eles sorriem. Como nas fotografias daquela altura. Para falar de tudo isto, hoje, contudo, há que levar a cabo uma espécie de trabalho de detective. De lupa na mão e um mapa, calcorreámos ruas de bairros pelos quais sempre tínhamos passado mas que nunca tínhamos realmente visto, batemos a portas que às vezes se abriram e outras não, telefonámos em desespero a pessoas a quem perguntámos: mas como é que foi realmente?

Esta palestra performativa – uma manta de retalhos de memórias e pequenas vivências – parte de histórias de vida de alguns dos moradores dos bairros SAAL no Porto e de Lisboa, bem como das memórias de alguns dos arquitectos e técnicos das brigadas. Construído como uma reconstituição, um mapa de memórias e vivências, esta palestra está em progresso e conta com a colaboração de todos os que ainda queiram colocar mais um tijolo nesta ‘casa’ que é o conturbado processo revolucionário português, onde tudo foi, afinal, possível – assim o dizem os sorrisos nas fotografias da altura e o olhar de esperança, que nem os 40 anos que passaram e as narrativas que se inventaram por cima disso, podem apagar.

Direcção, texto e performance: Joana Craveiro
Colaboração artística e assistência: Rosinda Costa
Desenho de luz: João Cachulo
Produção: Cláudia Teixeira e Joana Cordeiro
Co-produção: Teatro do Vestido e Fundação Serralves

Para mais informações sobre o espectáculo, por favor consulte o site das Comédias do Minho

 

 

O Teatro do Vestido é uma estrutura financiada pelo Governo de Portugal / Ministério da Cultura/ Direcção-Geral das Artes

Print_OG_SEC_4C_H_FCdgartes_logo

This entry was posted in TdV. Bookmark the permalink.