Audição – procura de pessoas e suas histórias e memórias

©TUNA_jCRAVEIROimperio-0032©João Tuna

O Teatro do Vestido prepara a sua próxima criação Filhos do Retorno, a partir das chamadas pósmemórias dos descendentes de alguns daqueles que viveram nos países que são hoje Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, antes da sua independência de Portugal. Também estamos interessados em conhecer melhor as histórias dos que vieram de Goa, Damão e Diu.

Estamos à procura de actrizes e actores que queiram fazer parte desta viagem e que nos acompanhem nesta procura de resposta para uma série de inquietações com respeito a essa matéria sensível da história recente de Portugal.

Procuramos actrizes e actores que tenham esta história na sua família. Não têm que ter tido uma relação directa com estes países quando eles ainda se chamavam “colónias” ou “territórios ultramarinos”. Podem, até, sentir que não têm qualquer relação. A matéria do espectáculo é, precisamente, a forma como as memórias são transmitidas àqueles que não chegaram a viver os acontecimentos directamente.

Para além da história dos próprios actores e actrizes, estamos já a fazer uma recolha de histórias de vida em diversos locais de Portugal sobre este tema, e essas memórias farão também parte do espectáculo.

Este espectáculo inscreve-se na pesquisa que o Teatro do Vestido tem vindo a fazer sobre a história recente de Portugal, como forma de melhor interrogar e compreender o presente.

A equipa do Teatro do Vestido para este espectáculo é:
Texto e direcção: Joana Craveiro
Colaboração criativa e assistência: Rosinda Costa e Tânia Guerreiro
Desenho de Luz: João Cachulo
Produção: Cláudia Teixeira

Filhos do Retorno é uma co-produção do Teatro do Vestido com o Teatro Municipal do Porto – Rivoli / Teatro Nacional D. Maria II / Teatro Viriato.

Os ensaios decorrem em Lisboa em Abril e Maio de 2017. A estreia será dia 9 de Junho no FITEI, no Porto e, na semana que antecede a estreia, os ensaios terão lugar no Porto. O espectáculo será apresentado em Lisboa e Viseu em 2018.

As audições decorrem no dia 21 de Fevereiro, das 14h30 às 19h, no Edifício Tobis (Rua Luís Pastor de Macedo, 25A 1750-156, Lisboa // Metro Quinta das Conchas).

Inscrições até ao dia 18 de Fevereiro através do e-mail geral@teatrodovestido.org

This entry was posted in TdV. Bookmark the permalink.