A Importância de Ser António de Macedo | Miguel Bonneville | em residência no TdV


©Cláudia Varejão

‘A Importância de Ser António de Macedo’ é a primeira obra, de um conjunto de performances em série, baseada em vidas de artistas cuja importância tenha sido vital no meu percurso.

António de Macedo (Lisboa, 1931) é um cineasta português. Foi um dos realizadores mais activos do Novo Cinema, que explorou as técnicas do cinema directo. É autor de filmes de longa-metragem, de curta-metragem e de séries de televisão. Macedo é mais conhecido como realizador, actividade que abandonou em 1996, por se sentir marginalizado. Depois disso, dedicou-se inteiramente à escrita.

Atravessando quatro décadas, António de Macedo, presenteia-nos com uma obra experimental de indubitável originalidade, cuja importância se evidencia agora, depois da retrospectiva na Cinemateca Portuguesa, vinte anos após a estreia da sua última longa metragem. Assim, não só este espectáculo se presta a uma simples homenagem, mas presta-se sobretudo a ajudar que se escreva no nosso mapa a história da arte contemporânea em Portugal.

‘A Importância de Ser António de Macedo’ deve-se principalmente ao impacto que um artista de 82 anos, lentamente esquecido, provocou em mim,trespassando lancinantemente os 50 anos que nos separam.

___________________________

Em acolhimento no TdV entre 28 de Outubro e 10 de Novembro

ESTREIA a 21 de Dezembro, na sala de ensaio do CCB, Lisboa
Mais info. em: http://www.ccb.pt ou http://www.tempsdimages-portugal.com/2013/

This entry was posted in TdV. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *